Artigos

Dossiê da bolsa: Bolsa tiracolo

A bolsa tiracolo é clássica e uma das mais preferidas, pois é totalmente versátil e prática. É uma opção para gosta de liberdade e movimento enquanto carrega sua bolsa.

É um modelo que não pode faltar no guarda roupa e pode ser utilizada em diversas situações, tanto as mais casuais quanto as sociais.

Pois há uma diversidade de modelos de alças, como as mais tradicionais, as com correntes que dão um toque mais charmoso a bolsa e muitas outras.

Por ser um modelo versátil e com muita variedade, a bolsa tiracolo possibilita diversas combinações de looks. Contudo, o ideal é combinar a bolsa com o seu estilo e também saber usar o modelo certo para diversas situações.

Além disso, também é possível utilizá-las na transversal, sendo mais uma vantagem. É uma boa escolha para quem quem quer ter mais segurança e poder se movimentar à vontade.

Contudo, é bom que você confira o tamanho da alça para utilizar na altura ideal.

Portanto, para você saber direitinho como usar a sua bolsa tiracolo, quais são os melhores modelos e tamanhos. Separamos algumas dicas bem especiais sobre a bolsa tiracolo.

Qual a altura utilizar

A maior dúvida no uso da bolsa tiracolo é sobre a altura, existe uma altura ideal? Na verdade não existe, o gosto pessoal é que deve ser a preferência.

Contudo, sim, há melhores posições para a bolsa que podem valor melhor o look.

As bolsas menores podem ser usadas na altura da cintura até o quadril. Por outro lado, nos modelos que são maiores, é recomendado usar na altura do quadril até a coxa. 

Pessoas que são mais baixinhas, tem algum ajuste de altura ideal? A dica é que utilize do quadril para baixo. Mas, claro, não é uma regra absoluta, porém essa altura valoriza mais o seu tamanho.

Qual tamanho ideal da bolsa tiracolo

Até um tempo atrás as bolsas tiracolos eram encontradas somente em tamanhos pequenos. Mas atualmente os tamanhos maiores estão sendo utilizados tanto quanto os menores. 

Portanto, não há regra para tamanho, apenas que evite tanto peso. Principalmente porque a carga será em um único ombro e pode deixar a postura desproporcional. 

O legal é escolher o tamanho conforme o uso, de preferência para as bolsas tiracolo maiores nos ambientes de trabalho, ou para usos no dia a dia. Em que geralmente carregamos muitas coisas. 

Os modelos maiores combinam com looks mais casuais, calças jeans, saias ou vestidos longos. No inverno, quando geralmente usamos mais roupas, as bolsas maiores serão mais realçadas. 

Já as bolsas pequenas são ótimas para serem utilizadas com o look mais leve, com vestidos curtos, shorts e saias curtas. Em passeios casuais ou até mesmo em festas e baladas, já que são mais leves.

Quais os melhores modelos de bolsa tiracolo

Existe uma variedade imensa de modelos de bolsa tiracolo e criação de novos modelos surgem a cada momento. Por isso, vamos apontar os modelos em alta no momento e o melhor uso para cada um.

Imagem de brando nascimento brando em Pixabay 

Bolsa com franja – Este tipo de modelo esteve super em alta algum tempo atrás, só dava ela em todos os lugares. A febre passou, mas o modelo continua fazendo parte das preferidas na moda de bolsa.

Combina muito com um estilo mais festa, shows e balada. A bolsa traz um ar moderno e jovial ao look, também mais descontraído. 

Modelo pasta – Um modelo mais direcionado a praticidade, para quem precisa carregar vários pertences. Ideal para usar no trabalho ou na faculdade. A bolsas em couro neste modelo são as preferidas.

Tecido – Ideal para o uso no dia a dia, é muito prática, não pesa muito e possuem muita variação de cores e estampas. Combina muito com um look mais casual, como para passeios. Dando um ar de mais liberdade e leveza.

Foto de Arina Shilyaeva no Pexels

Bolsa em couro – Clássica, coringa e extremamente versátil, não pode faltar no guarda roupa. Nunca sai de moda, ela serve tanto para saídas noturnas, quanto para o trabalho ou em passeios diurnos.

Algumas opções desse modelo trazem a alça com correntes, deixando a bolsa mais chique, ótimo para quem gosta do look mais poderoso. Fivelas e detalhes em metal também completam muito o modelo.

Como combinar looks com a bolsa tiracolo

A escolha da bolsa tiracolo ideal deve combinar conforme o look e estilo. Contudo, há aquelas peças coringas, como o caso do modelo da bolsa de couro, como vimos anteriormente, que independente do look elas sempre caem bem.

Mas também tem muitas formas de combinar os melhores modelos com os variados estilos e situações, vamos conhecer alguns deles. 

Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Vestidos curtos e leves

Geralmente passam um ar mais romântico e combinam super bem com as bolsas tiracolo. E as preferências para o look são as de tecido, de crochê, coloridas, com estampas. As cores mais leves caem muito bem. 

Look para a balada

Para que possa curtir a noite com maior liberdade as bolsas menores são as preferidas. Também é legal optar pelas bolsas mais firmes, como o couro. 

Para a balada os acessórios nas bolsas vão super bem, como os spikes podem dar um up bem legal para quem quer um look mais intenso. Brilhos, correntes e fivelas também ajudam a realçar o modelo.

Foto de Alessio Cesario no Pexels

Looks de frio

No frio o ideal é combinar com os tons mais neutros ou mais escuros, ambas as opções são válidas. Como vimos antes, as bolsas maiores, para combinar com um casacos trench coat, cachecóis e calças jeans. O couro é opção excelente para o frio.

Look para o trabalho

As bolsas tiracolo são excelentes para o trabalho, tanto as maiores quanto as pequenas, dependendo do que precisa carregar.

O interessante é que sejam mais discretas, menos brilhos e estampas, principalmente para trabalho em empresas mais formais. As bolsas pretas com detalhes como fivelas discretas podem ser uma boa opção. 

Foto de Godisable Jacob no Pexels

Look para passeios casuais

Para os encontros em barzinhos ou até para passeios durante o dia as bolsas tiracolo oferecem bastante variedade. Neste caso pode usar cores mais vibrantes, caem muito bem com jeans e roupas mais casuais.

As bolsas com franja também vão super bem. Os detalhes de acessórios, como fivelas, correntes e spikes podem ajudar a realçar e empoderar o look. 

Créditos da imagem em destaque: Foto de Moose Photos no Pexels