Artigos

10 Dicas para manter sua bolsa organizada

Manter a bolsa organizada pode nos salvar naquele momento em que estamos com pressa e precisamos urgentemente de algum objeto. Porém no dia a dia vamos acumulando nossos pertences e pouco nos importamos com isso.

Mas saiba que é possível deixar a sua bolsa sempre organizada e assim evitar aquele estresse na hora de procurar o cartão de crédito ou as chaves de casa.

Essas dicas são para quem gosta de praticidade, agilidade e está sempre com a bolsa carregada com todos seus pertences principais. 

Por isso, vamos ajudar você com a organização de sua bolsa e facilitar a sua vida.

1 – Leve o necessário

A regra básica da organização da bolsa, e às vezes bem difícil de ser cumprida, é levar realmente só o que é preciso, o que irá usar de fato. É comum querermos encher com tudo o que pensamos que vamos usar durante o dia. Porém muitas coisas só atrapalham. 

Selecione somente as makes que você vai usar para retocar, documentos e cartões, somente o necessário. Se você usa agenda, o legal é ter uma versão mini para usar na bolsa e transferir as informações para a maior que fica em sua casa ou escritório. 

Assim sua bolsa fica mais leve, organizada e sem acúmulos desnecessários.

2 – Toda semana faça uma faxina

Se você tem o dia super corrido que mal tem tempo de selecionar os objetos da sua bolsa e vai acumulando vários pertences ao longo do dia. Então precisa reservar algum dia na semana para uma faxina geral.

E isto quer dizer retirar tudo aquilo que não tem nem uma utilidade, como papéis de banco, cupons fiscais, papéis de bala, enfim, jogue tudo fora. Além disso, aqueles objetos que vamos guardando e não vamos usar, algum tipo de creme, perfume, jóias e o que mais acumulou durante esses dias.

3 – Tenha compartimentos para cada tipo de acessório

Se você quer evitar aqueles transtornos na hora de procurar um objeto e ficar horas procurando na bolsa, como se ele tivesse entrado em um lugar secreto, comece a separar por compartimentos. 

O ideal é ter compartimentos fixos para cada tipo de objeto, makes de um lado, documentos em outros, chaves, cremes e perfumes, etc. Assim cada vez que você procurar já sabe exatamente onde ele vai estar. 

Deixe o espaço maior da sua bolsa para os objetos maiores, como perfumes, desodorante, cremes, etc. Já os bolsinhos são ideais para pequenos papéis, alguma jóia que você carrega, as makes e as chaves.

4 – Revise e selecione objetos

É normal que carregamos objetos que precisamos e no momento e esquecemos de tirar posteriormente, acumulando assim muita coisa. Sempre revise e selecione apenas o que for utilizar, inclusive para evitar a sobrecarga da bolsa.

5 – Tenha uma carteira

Pode parecer uma dica bem óbvia, mas muitas pessoas ainda não utilizam uma carteira para organizar seus documentos, cartões e dinheiro. O problema é que isso pode até causar a perda deles. 

Não deixe de ter uma, se você não gosta de carteiras grandes e por isso evita, saiba que existem umas bem fininhas e lindas. Uma opção legal é ter minis carteiras, existem algumas próprias só para cartões, outras só para os documentos e outra para dinheiro, além da niqueleira para moedas. 

Isso pode salvar os seus pertences mais valiosos, então não deixe de usar. Principalmente se tem uma bolsa bem cheia.  

6 – Organizadores de bolsa

Para quem precisa carregar muitos pertences e não abre mão de uma organização a dica são os organizadores de bolsa. Parecidos com necessaire, porém menores, geralmente de tecido levinho e pensado para sua bolsa.

Assim é possível guardar em cada compartimento algum tipo de objeto. Os organizadores geralmente possuem micro bolsinhos para guardar objetos menores, como alguma jóia ou até mesmo as makes. 

Você pode comprar vários e facilitar muito a sua vida. Pode ter organizadores especiais para cada itens e retirar quando não for necessário levar aqueles pertences junto, para deixar a bolsa mais leve.

7 – Bolsas muito grandes 

As bolsas maiores podem ser um problema na hora de achar o que procura, é muito fácil que tudo se misture dentro dela e vire uma tremenda bagunça. Por isso, no momento da compra da bolsa prefira as que tem vários compartimentos e bolsos internos.

Desta forma, faça como nas dicas anteriores, dívida tudo em compartimentos e se for preciso use os organizadores. Outra dica é a necessaire, para bolsas grandes pode ser uma boa opção, já que possui maior espaço. 

8 – Cuidado com o peso

Não é legal deixar a sua bolsa muito carregada, até porque não é só a organização dela que irá ficar comprometida. Mas também a sua postura corporal, já que carregamos a bolsa normalmente em apenas um lado do corpo e mesmo mochilas com sobrepeso comprometem nossa saúde.

Além disso, pela durabilidade de sua bolsa, para mantê-la conservada por muito mais tempo, não a sobrecarregue. Deixe em casa ou no seu trabalho tudo o que não precisa ficar carregando e evite várias complicações.

9 – Não acumule papéis e lixo

Se você anda para lá e pra cá com sua bolsa é normal que alguns lixos venham parar dentro dela. Geralmente papéis de supermercado, de banco, etc. Não é sempre que temos um lixo à disposição.

A dica é usar uma sacolinha plástica na bolsa, ou até mesmo de pano, como a que usamos no carro. Descarte diariamente, ou se não puder, ao menos semanalmente. Mas tenha cuidado, alguns papéis de bala ou com resíduos orgânicos podem facilitar a proliferação de bactérias.

10 – Limpe sua bolsa

E, por fim, não basta manter a bolsa organizada, a limpeza também é essencial. Além de retirar todos os itens e pertences que atrapalham na organização, também reserve um dia para fazer uma limpeza geral na bolsa.

Cuide o tecido da sua bolsa, o que pode ou não passar nela, o ideal é sempre usar um pano umedecido com sabão neutro. Limpe-a e deixe secando a sombra, nunca deixe totalmente umedecida. 

Deixe a bolsa aberta e facilite a ventilação interna, a fim de evitar maus cheiros e mofo. Se houver alguma mancha remova com uma esponja, água e sabão.

Imagem em destaque: Pixabay