Bolsa Luis Vuitton
Artigos

Bolsa Louis Vuitton original: como saber o código correto

Todas as marcas de grife sempre sofreram com falsificações e pirataria, mas ao longo de toda sua trajetória, a marca que mais sofreu e ainda sofre com isso é a Louis Vuitton, principalmente se for uma Bolsa Louis Vuitton original, afinal é a marca de bolsas mais famosa do mundo todo. 

Assim como outras grifes, a Louis Vuitton tem marcas registradas em seus produtos, para que fique mais fácil identificar um original de um que seja falso, como o material, a costura,  as estampas, os fechos e principalmente os códigos internos, que são exclusivos da marca. Neste artigo vamos analisar cada um deles para que você sempre saiba como identificar uma bolsa Louis Vuitton original

Material

A começar pelos materiais utilizados pela marca, os mais comuns são Couro Epi, Couro Empreinte, Canvas e o Taiga (este último utilizado apenas em peças masculinas).

Os couros utilizados, ou seja, couros legítimos, com o tempo escurecem e isso é normal, os couros falsificados, não.

Costura

A costura de todas as bolsas Louis Vuitton são feitas completamente à mão, o espaçamento entre cada ponto, internos e externos, é perfeito e milimetricamente medido. 

Estampas

Todas as estampas tem o padrão de todos os desenhos posicionados e alinhados de forma milimétrica. E os tipos de estampas mais comuns usados pela marca são: o Monograma, o Damier Ébène e o Damier Azur. 

Fechos

Em todos os fechos e zíperes da marca há a logomarca ou o nome da Louis Vuitton e alguns modelos, com o tempo sofrem uma oxidação nas partes metálicas, algo que é exclusivo da marca e que é utilizado para que dê um toque vintage à bolsa.

Código interno

Essa é a parte mais importante deste artigo, pois essa é uma característica única e exclusiva da marca, pois, ao contrário de outras marcas de bolsas, a bolsa Louis Vuitton original não possui um número de série, e sim, códigos de data que são estampados diretamente no tecido de revestimento ou em uma etiqueta, mas sempre no interior da bolsa.

Com este código é possível identificar o local e data de fabricação de uma bolsa Louis Vuitton original. 

Geralmente esses códigos são a combinação de letras e números. As letras representam o país que a bolsa foi feita, já os números, indicam o mês e o ano em que a bolsa foi feita.

Vamos ver abaixo como esses códigos funcionam para que fique mais simples de entendê-los e decifrá-los, dessa forma, ao adquirir a sua bolsa Louis Vuitton original, você tem certeza de que o produto não é falso mas sim, verídico. 

  • Peças que foram fabricadas antes de 1980: não possuem códigos de datas.
  • No início da década de 80: os códigos eram formados por três a quatro números. Se fossem três números, os dois primeiros indicavam o ano e o último indicava o mês (por exemplo: 825, mostrava que a bolsa havia sido feita em maio de 1985). E se fossem quatro números, os dois primeiros também indicavam o ano e os 2 últimos o mês (por exemplo: 8112, indica que a bolsa foi feita em dezembro de 1981).
  • No final da década de 80: os códigos passaram a ser uma combinação de três a quatro números seguidos de duas letras, onde os dois primeiros números indicavam o ano, os dois seguintes indicavam o mês e as duas letras o país de fabricação (por exemplo: 893VX, indica que a bolsa foi feita na França em março de 1989).
  • 1990 a 2006: os códigos passaram a ter duas letras seguidas por quatro números, as letras representavam o país de fabricação, o primeiro e terceiro números o mês e o segundo e quarto número, o ano (por exemplo: TS1004, mostrava que a bolsa havia sido feita na França em outubro de 2004).
  • A partir de 2007 até os dias de hoje: os códigos continuam a conter duas letras seguidas de quatro números, as letras ainda representam o país de fabricação mas os números mudaram um pouco, sendo que o primeiro e o terceiro se referem a semana do ano e o segundo e quarto, ao ano (por exemplo: BO1163, indica que a bolsa foi feita na Itália na décima sexta semana do ano de 2013).

As letras das fábricas de cada país

Abaixo segue uma lista para que você saiba quais letras representam quais países das fábricas da Louis Vuitton:

  • Alemanha: LP;
  • Espanha: CA, LO, LB, LM, LW, GI;
  • Estados Unidos: FC, FH, LA, OS, SD, FL;
  • França: A0, A1, A2, AA, AAS, AH, AN, AR, AS, BA, BJ, BU, CO, CT, DR, DU, ET, FL, LW, MB, MI, NO, RA, RI, SD, SF, SL, SN, SP, SR, TJ, TH, TR, TS, VI, VX;
  • Itália: BC, BO, CE, FO, MA, RC, RE, SA, TD;
  • Suíça: DI, FA.

Com essa lista e essas dicas, agora fica fácil comprar sua bolsa Louis Vuitton original sem erro!