Bolsa descascando: veja o que você pode fazer
Tem uma bolsa que é quase de estimação que está descascando? Se sim, saiba que antes de começar a pensar em se desapegar, você pode tentar alguns truques fáceis para ficar com o acessório por mais tempo.
Em suma, bolsas de couro sintético (couro falso) costumam dar mais problema quando não são guardadas do jeito certo ou ficam expostas à água e ao sol.
Se este é o caso da sua bolsa preferida, aprenda aqui 4 maneiras de deixá-la com cara de nova!
Mas antes, vamos te ensinar como evitar que o couro descasque, confira:
Como cuidar para que a bolsa não fique descascando?
As bolsas são sinônimo de estilo e se adaptam muito bem para vários usos. Tanto para quem busca elegância quanto para quem quer praticidade, sempre haverá um modelo perfeito.
Portanto, quando você tiver sua bolsa ideal, alguns cuidados são indispensáveis para que o acessório não fique descascando com o tempo. Confira alguns deles:
- Limpeza e higienização: nunca coloque sua bolsa na máquina de lavar, ainda mais se ela for de couro! Para fazer a limpeza, utilize o bom e velho detergente neutro e um pano úmido.
- Seque na sombra: depois que finalizar a limpeza, coloque o item para secar em um local arejado mas que não pegue sol. De modo geral, o sol resseca a cobertura da bolsa, que pode descascar com o tempo.
- Faça a hidratação: assim como nossa pele e cabelo, as bolsas também precisam de uma hidratação. Nesse sentido, você pode usar vaselina, creme de barbear ou até mesmo um hidratante corporal. Escolha o produto que quiser e faça aplicações em pequenas quantidades sobre a bolsa com a ajuda de um pano. Por fim, esfregue com delicadeza até perceber que o produto foi absorvido por completo.
- Armazene a bolsa “de pé”: evite dobrar ou amassar a bolsa em um canto, além disso, não pendure ela se estiver carregada de coisas (danifica as alças). Ou seja, sempre guarde seu item de modo que fique ereto.
Por que o couro sintético da bolsa descasca?
Em suma, uma bolsa feita com couro natural tem menos chances de descascar. Aliás, é quase impossível que isso aconteça. No entanto, as bolsas de couro sintético tem um potencial maior de estar descascando na medida em que o tempo passa.
Isso ocorre porque elas são feitas de poliuretano (PU). Este material químico, derivado do petróleo, passa por processo industrial até ficar parecido com o couro natural (imitando textura e aparência).
Neste processo, o PU é tingido com uma tinta que resseca com o tempo. Primeiro, aparecem algumas rachaduras e, por fim, a camada externa começa a se soltar.
O que fazer quando a bolsa está descascando?
Por conta do preço mais acessível e até por questões ideológicas (como o veganismo), as bolsas de couro sintético são uma opção de compra para muita gente.
Mas, o que fazer se a sua bolsa de estimação estiver descascando?
Mesmo que cuide muito bem deste item e aplique todos os cuidados que falamos antes, ainda assim ela pode ressecar.
E, caso isso esteja acontecendo, temos 4 alternativas para você lançar mão, veja:
Customizar
Seja uma pequena parte ou seja toda ela, se a sua bolsa estiver descascando, você pode usar toda a sua criatividade e customizar o item.
Como no caso da imagem acima, pode aplicar bordados ou recortes de outros tecidos sobre o couro sintético.
Além disso, também é possível fazer aplicações de botões, rendas e o que mais fizer parte do seu estilo.
Pintar novamente
Outra alternativa para a bolsa que está descascando é “desistir” da recuperação e partir para uma mudança radical. Em outras palavras, retire toda a camada de tinta que está se soltando, até sobrar apenas o tecido neutro por baixo.
Em seguida, escolha uma cor de tinta até que cubra todo o acessório. Dependendo do tipo de tinta e da cor escolhida, podem ser necessárias mais de uma camada.
Usar esmalte
Caso sua bolsa esteja apenas começando a descascar, você pode usar uma cor de esmalte de unhas para arrumar.
Isso mesmo!
Com aquela cor de esmalte perfeita (vale fazer umas misturinhas até encontrar o tom ideal), você pinta o detalhe que está se soltando e passa a base de unhas por cima.
Depois é só esperar secar e sair com sua bolsa reformada.
Procurar um sapateiro
Por fim, ainda existe a opção de levar sua bolsa que está descascando em um sapateiro para ver o que ele consegue fazer.
Em casos como o ressecamento das alças, você pode apenas trocá-las por novas. Aliás, uma ótima ideia de customização que não falamos antes é justamente fazer essa troca!
Nesse sentido, escolha um cordão que combine com o seu estilo e dê uma vida nova à sua bolsa.
E, se nada tiver salvação, aproveite para conferir alguns modelos de bolsas de couro natural que estão em alta!
[…] de alguma forma, vale a pena tentar salvá-la. Para isso, você pode lançar mão de algumas técnicas interessantes que já explicamos em outro momento aqui no […]