Artigos

Levando sua bolsa na viagem

As bolsas são companheiras para toda viagem: mesmo que usemos as malas, não vão ser elas que estarão nos embelezando por aí e servindo de adereço para nossas fotos que serão curtidas nas redes sociais. Bolsas e malas fazem parte das viagens, e vamos saber um pouquinho mais de como usar uma ou outra, quais os limites para carregar coisas, e muito mais! 

Mala, Viagem, Bolsa, Epera, Cadeados Para Viagem
Roupas e peças maiores vão na mala. Imagem: rogerysantosdias / Pixabay 

1. Limites de bagagem e outros cuidados antes de sair viajar 

Os limites de bagagem vão depender de que tipo de transporte você vai usar para viajar. Se for de ônibus, você pode levar até 30 kg (trinta quilos) em malas com a maior dimensão de 1 m (um metro). Dentro da cabine, pode-se levar uma bagagem de mão, com limite de 5 kg (cinco quilos), e que pode ser carregada ou no colo, ou no bagageiro interno de teto. A bolsa é um extra, porque geralmente não vai ser muito carregada. 

Quando as viagens são de avião, é preciso atentar ao que cada companhia aérea determina como carga permitida máxima, tanto em massa (em quilos), como em volume (quanto às dimensões de comprimento, largura e altura) segundo a Associação Brasileira das Companhias Aéreas. Também existem limites por companhia quanto às bagagens de mão. Permite-se uma bolsa ou mochila pessoal também, além da bagagem de mão. 

Não tanto pela bolsa, mas pelas malas e pertences, o controle é maior no transporte aéreo porque os custos envolvidos são maiores. As demandas de combustível para o equilíbrio dinâmico de pressões que faz um avião ficar no ar variam em função da carga, então o controle é feito passageiro a passageiro. Boa notícia é que a bolsa é permitida! 

Além dos limites de bagagem, existem muitos outros cuidados necessários quando se planeja uma viagem, ampliados com o momento em que vivemos, de coronavírus. É preciso ver se não há restrição no local para brasileiros, vacinas a fazer ou teste negativo para COVID-19, vistos e outros documentos. 

2. Como as bolsas são classificadas? 

Falamos que bolsas são permitidas em viagens e que a elas não se aplicam as restrições de bagagem que vai no bagageiro de ônibus e aviões, e também não configuram a bagagem de mão, certo?! Mesmo assim, cabe um pequeno alerta, em função dos nomes que se dão às bagagens. 

Existe um tipo de mala que é chamada de bolsa, ou bolsa de viagem, pois leva bagagens, mas possui um formato diferente em relação às malas convencionais (geralmente mais retas e firmes). Essas “bolsas” são como a da imagem abaixo: 

Bolsa Viagem | MercadoLivre.com.br
Bolsa de viagem. Imagem: Mercado Livre / Reprodução 

Assim, é importante destacar: “bolsa” de viagem = mala = bagagem de mão ou bagagem. A classificação vai variar de acordo com a carga e as dimensões. A bolsa nossa de cada dia, que vai acompanhando você e presa em seu ombro, essa sim não passará pelo controle de massa e volume. 

3. Cuidando da bolsa na viagem

A viagem é um momento de descanso e descontração, mas vale a pena cuidar de sua bolsa para evitar incômodo depois. Um passo importante é não deformar a bolsa com muita carga, enchendo de objetos, colocando coisas pontiagudas desprotegidas, ou amassando. Isso deixa marcas e envelhece a bolsa, principalmente se for de couro.

Em viagens, também temos o costume de comer ao longo do caminho. Guloseimas diversas e gordura também são vilões quando caem sobre a bolsa. Uma boa ideia pode ser, caso queira comer com um ônibus em andamento, deixar sua bolsa no bagageiro superior e pegar novamente quando acabar.

4. E nos locais onde for passear

Uma bolsa é um lindo acessório de viagem e dá um estilo a mais, mas é um objeto relativamente leve e pode ser pequeno. Há pessoas que esquecem facilmente objetos assim, celulares, carteiras, chaves…

É bom conferir, principalmente porque viagens podem ser em locais onde não se visitará novamente, se a bolsa está com a pessoa. Esse cuidado evita muitos transtornos.

Por fim,

Vimos que a bolsa pode ser aquela aliada versátil durante as viagens, mas precisa de cuidados para não sujar e deteriorar com o uso, ainda mais intenso no deslocamento. Também é importante redobrar o cuidado para não esquecer a bolsa onde for, ainda mais que as viagens podem ser muito longe de sua casa. 

Quanto às bagagens, as bolsas em geral são livres. Ressaltemos aqui que bolsas são aquelas que embelezam nosso ombro, não aquelas malas que acabam sendo chamadas de bolsas de viagem. 

SOBRE A AUTORIA: Esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo Mundo Bolsa. O Blog do Mestre (oblogdomestre.com.br) é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, atualidades e muito conhecimento!