8 Dicas para não cair numa furada ao comprar uma bolsa
Para quem quer comprar uma bolsa, sabe que a escolha não é tão simples. Além do modelo a ser escolhido, as tendências e o seu gosto pessoal, também precisa estar atendo aos detalhes que irão garantir a qualidade da peça.
Sobretudo, quando a bolsa que vamos comprar não é tão barata assim. Por isso, nosso olhar precisa ficar ainda mais atento para que o investimento valha a pena.
Portanto, separamos dez dicas para você ficar atento na hora da compra de sua bolsa.
1 – Verifique se é original
Se você está querendo investir em uma bolsa de qualidade, que seja original e que vai ser durável, é importante certificar-se quanto a sua originalidade.
Neste caso, a primeira coisa a conferir é o código de autenticidade da peça. Ele encontra-se no interior da bolsa deve ser composto por letras ou números, às vezes ambos.
A etiqueta também é importante, nela deve conter a origem de fabricação, data, dados do material. Além disso, cuida a sua embalagem, bolsas de grife normalmente são embaladas em caixas ou sacos especiais, fique atento.
Desconfie quando a qualidade do material está a desejar, quando o preço for muito abaixo do padrão e sempre procure por referências do vendedor.
2 – Atenção para o material da bolsa
Independente da bolsa ser de grife ou não, o material precisa sempre ser averiguado. Principalmente quando você compra uma peça de couro, ou imagina estar comprando uma de couro legítimo, precisa prestar muita atenção.
Perceba se o material é resistente, se não há rachaduras que indicam que logo a peça irá começar a descascar (serve para couro ou material sintético).
Outro detalhe do material é a impermeabilidade. Se você está investindo um alto custo na bolsa, ela deve ter algum tratamento no seu material para que seja impermeável.
3 – Costura, zíperes e fechos
O acabamento da peça precisa estar impecável, verifique todos os detalhes. Todos os zíperes devem deslizar sem nenhum esforço, se ele estiver travando é sinal que logo irá emperrar.
Outros tipos de fecho como o ímã, botões, velcro, tudo precisa estar funcionando sem nenhum impedimento.
A costura é muito importante, veja se não há fios soltos, o que já é um mal sinal. A costura da bolsa deve ser bem discreta, quase imperceptível. Evite aquelas que trazem a costura muito exposta, além de tirar o charme da bolsa, apresentam problemas com facilidade.
4 – Forro da bolsa
Um detalhe que muitas vezes passa despercebido quando compramos uma bolsa. Mas geralmente é o primeiro que começa a dar problema. Por isso, observe bem a parte interna, veja a qualidade do forro.
A costura deve estar bem alinhada ao material da bolsa. Algumas peças têm o seu forro solto do material, é normal, porém o cuidado deve ser ainda maior, certifique-se se o tecido é resistente, evite as bolsas com um forro muito fino.
5 – Cuidado com a alça
Vários cuidados devem ser tomados com a alça, o primeiro deles é a garantia de conforto. Para bolsas grandes, alças maiores ou duplas, de preferência sem correntes, que podem machucar ou arrebentar quando a bolsa é muito volumosa.
Perceba o material, se a costura está ok, não esqueça de olhar para o local em que a alça fica anexada a bolsa, neste local a costura deve estar bem firme e se for muito fino logo pode arrebentar.
Veja se a alça fica legal no seu corpo, se é possível ajustar a altura principalmente. E também se o material não incomoda no movimento, se sente-se confortável com a alça.
6 – Compartimentos da bolsa
Bolsos internos, externos e divisórias, tudo isso conta muito. Pense bem para qual motivo você vai utilizar sua bolsa, se precisa carregar muitos pertences as divisórias e bolsos são essenciais.
Se você carrega make dê preferências às bolsas que têm compartimentos para batom, lápis e demais produtos, a grande maioria possui esses detalhes.
Também fique atento aos bolsos, eles são ótimos para guardar objetos mais pequenos, como chaves, jóias, dinheiro. Logo, prefira bolsa que traga essas opções.
Porém, se você quer uma bolsa para usar em festa, ou em ambientes em que vai levar só o básico mesmo, descarte as que possuem muito compartimentos. Isso só irá atrapalhar você na hora de buscar o que precisa.
7 – Detalhes em metal
Se a bolsa que você procura é uma que tenha metais, como fivelas, spikes, correntes e outros detalhes, fique bem atento ao material em que é confeccionado. O ideal é que seja em aço inoxidável, para que não ocorra ferrugem na peça.
Perceba se não é um material que descasca facilmente, caso ele seja colorido. Se não há sinais de manchas, também certifique-se que o detalhe está bem preso a bolsa, para que não venha a desprender-se.
8 – Estilo e tendências
A maior dúvida na hora de comprar uma bolsa é no estilo da bolsa. Para não errar pense em qual ocasião irá utilizá-la. E, claro, compre uma bolsa que seja compatível aos seus looks e a sua personalidade.
Devido a variedade de opções podemos mesmo ficar em dúvida sobre qual modelo escolher. Por isso observe, se é para momentos mais casuais, prefira os modelos menores, confortáveis, pode ser com estampas, cores vibrantes e materiais diferentes.
Porém se for para trabalho, em empresas mais formais, o ideal é optar pelo mais discreto, as bolsas maiores também podem ser mais úteis. Já para ocasiões de festas e baladas, pode apostar nos modelos menores e com muitos detalhes em metais.
Se você procura por algo bastante versátil e que combina com tudo, pode apostar nas bolsas em couro, tiracolo ou transversal. O tamanho pode ser um médio, que não seja um exagero de grande, nem muito pequena. As cores bege ou preto são as mais práticas na combinação.
Se você quer uma opção extremamente prática para o dia a dia, não tenha medo de comprar uma bolsa mochila. Elas estão super em alta e os modelos são muito variáveis. O único cuidado é em não comprar um modelo muito grande, que pode ficar atrapalhar no look e no seu conforto.
Agora que você já sabe todas as dicas para comprar sua bolsa nova com segurança, confira também como funciona o aluguel de bolsas de luxo.
Créditos da imagem: Foto de Buenosia Carol no Pexels