5 melhores bolsas de couro legítimo
Por que as pessoas gostam tanto de bolsas de couro legítimo?
Existe sim todo um glamour no que se refere às bolsas de couro legítimo. Mas muitas pessoas não sabem de onde vem isso e simplesmente têm esse desejo. Dessa forma, alguns consultores de moda afirmam que as pessoas desejam tanto esse tipo de peça porque agrega ao look um ar de poder e atitude.
Essa ideia vem de tempos antigos onde só as pessoas com grande poder aquisitivo usavam couro, não muito diferente do que acontece hoje, não é mesmo? A preferência por peças desse material costumam estar ligadas à durabilidade que o couro tem. Diferente de muitos itens que se vê no mercado, esse não é feito para estragar facilmente e uma nova compra seja feita.
Antes de ser usada como artigo ligado à moda e estilo, as bolsas de couro legítimo serviam para o transporte de itens pequenos como moedas. Em seguida, como seu tamanho aumentado, foi utilizada para transporte de especiarias e objetos de uso pessoal como cantis para beber água. Até que finalmente, com as mudanças na sociedade e cultura esse tipo de bolsa se tornou artigo de moda.
O que as bolsas de couro legítimo têm que as outras não têm?
Quando se fala em bolsas de couro legítimo, um dos primeiros pensamentos a vir no imaginário comum é: “terei uma bolsa para sempre”. Então o primeiro item a se destacar é a durabilidade desse tipo de material. O couro é um material que apesar de ser orgânico é muito resistente.
Dentre outros benefícios do couro legítimo, destaca-se, sem dúvida, a sua maleabilidade. Sim! O couro legítimo é um material fácil de furar e tratar para que se elimine os odores desagradáveis. Além disso, a espessura do material faz com que as possibilidades de usá-lo não se esgotem com facilidade. Dessa forma é possível fazer riscos no couro, aplicações com o próprio material, tingido ou não, além de detalhes com sobras e afins.
Estética única também é uma característica das bolsas de couro legítimo. O conjunto de elementos que faz com que o couro legítimo seja facilmente reconhecido é a experiência sensorial proposta. Para quem já teve um objeto de couro a textura e o odor são elementos inconfundíveis. Entretanto, para o público que ainda não experimentou, com certeza sentirá a diferença na primeira vez.
Confira a seleção das 5 melhores bolsas de couro legítimo
As bolsas de couro legítimo já possuem a fama de não serem nada baratas. Contudo os preços variam no mercado entre preços altos e médios. Outra variante que contribui nos preços é se a bolsa é de marca ou não, bem como a origem do couro. Veja a seleção:
Bolsa tote Oéon PM, Louis Vuitton
O modelo tote já é conhecido se você passou pelo artigo sobre as tendências de bolsas para 2023. Esse modelo traz elegância e imponência aos looks. Mas não só isso, porque essa bolsa é bastante espaçosa e pode ser sua companheira em longos períodos do dia. Também é um modelo super feminino devido aos seus cantos arredondados. No modelo também estão incluídas argolas douradas e alças tanto longas quanto curtas. Sem dúvidas é a bolsa ideal para ocasiões casuais chiques.
Bolsa de couro square, Animale
Esse modelo de bolsa é ainda mais espaçoso que a bolsa tote. Está mais alinhada com looks no estilo casual sport. Contudo, a estética da bolsa não está para looks casuais simples. O visual moderno e singular dessa bolsa exige uma produção mais focada em cores neutras e casuais e acessórios médios.
Pochete de couro, Arzon
Será que as pochetes saíram mesmo de moda? Possivelmente estão só se renovando, como é o caso desse modelo Arzon. Essa pochete tem tamanho médio, então comporta objetos um pouco além do básico. Esse modelo é muito versátil, além de ser usado na cintura, também pode ser usado como crossbody. Os detalhes em dourado reafirmam a qualidade e refinamento da peça.
Mini bag Saffiano, Prada
A qualidade das bolsas de couro legítimo da Prada são conhecidas de longa data. Nesse modelo de bolsa de ombro, a marca investiu em elegância e minimalismo. Além disso, a bolsa também apresenta textura em linhas. O interior é forrado com nylon, o que garante maior durabilidade do interior da bolsa também. Pode ser muito usada em passeios ou eventos curtos para compor looks mais formais ou sérios.
Bolsa masculina Stone, Relicário
O mercado de bolsas, embora dominado pelo público feminino, não é composto por ele somente. Existem marcas de bolsas de couro legítimo, como a Relicário, que fabricam peças exclusivamente para o público masculino. Essa marca é especializada em bolsas no estilo carteiro, pastas e mochilas. O visual é um pouco mais sério, então para ir a um happy hour com uma dessas, só se já tiver ido com ela para o trabalho.
O uso do couro e a sustentabilidade
O couro legítimo é de origem animal, não tem para onde correr se o desejado é o couro legítimo. Por isso, existem hoje medidas para que esse processo seja menos violento, cruel e insustentável. Dentre esses processos de formalização e organização está a lei do couro que proíbe empresas e marcas de usarem termos do tipo “couro ecológico”, “couro sintético” e afins.
Essa lei visa evitar que pessoas sejam enganadas no momento de suas compras. De forma resumida, essa lei assegura que somente as peças que tem como material principal de sua confecção a pele de animais deve levar o nome “couro”. Então, as demais devem ter o nome devido do material usado, seja o P.U. ou tecido sintético.
Hoje no Brasil o que se entende sobre sustentabilidade desse material, tão querido e responsável pelas bolsas de couro legítimo, é o processo pelo qual o couro passa. O processo de “curtir o couro” o que o deixa apto para uso na indústria da moda, tende a usar menos água e produtos químicos menos agressivos e em menores quantidades. Porém, sabemos que a necessidade de garantir a sustentabilidade irá avançar também nesse aspecto.