Artigos

Como restaurar suas bolsas de couro sintético?

As bolsas de couro sintético são bem populares e praticas, além de acessíveis. Boa parte das pessoas, especialmente as mulheres, tem mais que uma no armário.

Mas e se aquela bolsa coringa, que vai com tudo e você ama, está descascando?

Pois tenho duas notícias: uma boa e uma ruim.

Tradicionalmente, começamos pela ruim: ela não é de couro, e sim, couro fake, ou couro sintético. Simplesmente por que o couro original não descasca.

Talvez essa notícia te pegou de surpresa. Mas vamos à notícia boa: isso tem solução!

Mas primeiro, vamos explicar por que você não deve ficar triste em saber que seu amado acessório não é de couro natural.

Couro natural x sintético

A bolsa de couro natural tem custo mais elevado, pois o material é mais durável e o processo de fabricação é artesanal. A matéria prima geralmente é retirada de bovinos.

Por outo lado, as bolsa de couro sintético são feitas de poliuretano (ou PU), é um material derivado do petróleo. O processo é industrial e forma uma matéria prima que se aproxima, na aparência, do couro natural.

Existe ainda um outro tipo de material que é o courino, tem fabricação mais barata e o algodão como base.

Como escolher sem se arrepender

O importante é você saber o que está comprando, se atende a sua necessidade, e pelo que está pagando.

A questão ambiental também entra no fator de decisão de muitos. Pessoalmente, eu não consigo ver nessa questão vilão ou mocinho: um é extraído de um animal, mas o outro usa agentes poluentes.

Todos estes materiais tem seus prós e contras. Logico que se pensarmos em um item que tenha uma vida bem longa, optar por couro natural é mais sensato.

Mas antes, pense bem: você é daquelas que gosta de acompanhar a moda? Saiba que a bolsa maravilhosa de hoje pode não estar na crista da onda amanhã, neste caso, opte por uma modelagem mais neutra.

A lei A Lei n° 4.888, de 9 de dezembro de 1965, proíbe a utilização do termo “couro” em produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal.

Se você ver alguma etiqueta com “couro sintético” ou “couro vegetal”, saiba que está comprando um produto fora das normas.

Mas, primeiro lugar, se optar por bolsas de couro sintético ,saiba que pode manter ela linda e bastante semelhante à uma bolsa de couro natural. Aprenda a conservar sua bolsa. Saiba o que fazer e o que não fazer para ter uma bolsa de couro sintético por muito mais tempo clicando aqui.

Mesmo tendo cuidado, a bolsa pode se danificar. Veja como pode revitalizar ou consertar sua bolsa, e melhor ainda: sem precisar estourar o cartão.

Como recuperar os danos

A principal queixa dos usuários de couro sintético é que ele descasca. Se sua bolsa ficou assim, existem várias sugestões.

Descascar totalmente e pintar:

Com uma faca pequena, tire toda a primeira camada de material que reveste e que dá cor a bolsa. Vc vai chegar a um revestimento que parece um tecido seco.

Esse trabalho é um pouco cansativo e exige paciência, principalmente se a bolsa for grande.

Então você vai precisar de tinta apropriada. Aqui você encontra uma boa sugestão de tintas com brilho ou fosca que irão dar um toque glamoroso. Para uma bolsa grande, você vai precisar em média de 4 tubos.

Também vai precisar de um pincel médio macio.

Vale escolher uma cor diferente da anterior, assim vai causar impacto!

Se fosse eu, faria uma análise de coloração dos detalhes da bolsa, como fechos e ferragens, para escolher a cor.

Gráfico de cores para analise de coloração
Faça uma combinação de cores bafônica para sua bolsa! Fonte: Pinterest

Por último, cobrir a pintura com um verniz dará maior durabilidade no acabamento, principalmente se optou por uma tinta com glitter.

Bolsas de couro sintético descascadas e depois de recuperadas.
Fonte: teresacintra.blogspot.com

Olhe pelo lado da customização

Se você não sente necessidade de pintar sua bolsa inteira, pois somente em alguns lugares específicos ela descascou, pense em customizar e assim cobrir a falha.

Existem muitas opções: botões, rendas…

Bolsa de couro sintético customizada com botões.
Essa deu trabalho, mas não ficou maravilhosa?
Fonte: www.flickr.com

Para cada tipo de customização, você vai precisar de um tipo de material. Dêpreferência para as colas artesanais, pois as instantâneas tendem a deteriorar o local aplicado.

Use agulhas grossas ou finas, dependendo da textura do local a ser costurado. Certifique-se que as rendas não começarão a desfiar, fazendo um pequeno ponteado corrido na borda.

Bolsa customizada com rendas
Fonte: pinterest.es/0rminda/_saved/

Para quem já é mais experiente no artesanato, vale apostar nessa técnica usando cola de decoupage e recortes de um tecido estampado.

Parece complicado, mas não é. Basta forrar a bolsa com jornal ou outro tecido, para que fique firme. Depois, pinte com tinta acrílica o lado que deseja colar as estampas com tinta acrílica, até atingir a cor desejada, deixando secar bem entre uma demão e outra.

Em seguida, coloque os recortes e passe a cola para decoupage.

Bolsa customizada com técnica decoupage.
Bolsa estilizada com decoupage. Fonte: onegoodthingbyjillee.com

Esmalte

Se o dano for em um local não muito grande, use um esmalte da mesma cor para reparar.

Taxas e strass

Pra essa técnica, vai precisar de cola quente, que é ideal para adereços mais robustos.

Bolsa customizada com taxas.
Fonte: moda.culturamix.com

Pedir socorro ao sapateiro

Em alguns casos, as alças da bolsas de couro sintético arrebentam devido ao peso. Uma ida ao sapateiro pode resolver. Ele tem materiais adequados pra dar um reforço nas alças ou trocar algumas ferragens.

Resumindo, pense bem antes de jogar fora!

A questão ambiental relativa às matérias primas não se resumem somente ao comprar consciente, mas também ao descarte. Uma bolsa de couro sintetico jogada no meio ambiente pode levar 400 anos para se decompor.

Então, olhe com carinho para seus acessórios, que foi o seu rico dinheirinho que comprou, e coloque a criatividade pra jogo!