Artigos

Vale a pena importar bolsas de grife?

Se você é uma pessoa antenada na alta tendência de moda e gosta muito das marcas internacionais, de grifes famosas e preferidas no mundo todo. Já deve ter se perguntado se vale a pena importar bolsas ou comprar aqui pelo Brasil. 

A prática da importação é normalmente utilizada por dois motivos: 1 – não tem no Brasil; 2 – muito caro no Brasil.

Os países mais procurados para importação de bolsas são Estados Unidos, Espanha, França, Itália e alguns outros países da Europa.

O motivo do valor elevado em nosso país, sobre as roupas e acessórios de grife, são as taxas e impostos atribuídos ao produto internacional. Infelizmente às vezes o valor chega ao dobro do preço em relação ao mesmo produto em outro país.

Por isso, aquelas marcas preferidas como Dior, Prada, Michael Kors, Louis Vuitton, entre outras, são encontradas com preços mais baratos no exterior.

Porém a importação atualmente, isto é, em 2020, não é a mesma de antigamente. Dizer que definitivamente é mais barato comprar no exterior, não é a melhor resposta, tudo depende de uma pesquisa minuciosa.

Portanto, vamos conhecer os detalhes da compra de bolsas pela importação e perceber suas vantagens e desvantagens.

Preço do dólar

Atualmente o preço do dólar está bem elevado, como todos sabemos. E a primeira dúvida ao decidir se vale ou não a pena importar é justamente por esse motivo. 

O impacto do aumento do dólar é no preço do produto internacional, então você vai sentir que a sua bolsa favorita está com um preço mais salgado. Depende de você esperar uma oportunidade da baixa do dólar.

Contudo, as lojas brasileiras também sentem o valor elevado do dólar. Esse não é o motivo para deixar de importar. E, por isso, sim, nesta questão, continua sendo vantajoso importar a sua bolsa ao comprar no Brasil.

A dica é acompanhar o valor do dólar. As oscilações são recorrentes, as compras internacionais exigem paciência, estudo e acompanhamento. Desta forma a vantagem pode ser ainda maior.

Frete pela importação

Outra dúvida que ronda nossos pensamentos na importação daquela bolsa linda e exclusiva é o valor do frete. Devemos ficar atento e sempre com uma calculadora na hora de analisar os preços

Isto porque o frete também contém taxas de manuseio, tributos de impostos e em alguns casos o valor de despacho.

Pode valer a pena ou não, o que conta neste momento é o valor da peça e se as taxas de frete não irão ultrapassar a mesma peça vendida no Brasil.

Outra questão é ver qual tipo de frete irá compensar, as opções ficam entre o frete aéreo e o marítimo. Conforme o volume de compra, o seu preço e país, há muita diferenças entre eles, fique atento. 

Opção de parcelamento

O ponto negativo para importação é o parcelamento, isto porque normalmente países estrangeiros não oferecem essa opção. Neste caso, para dividir as compras em quantos vezes quiser precisa parcelar a fatura do cartão.

No entanto, o encarecimento do parcelamento, devido as taxas do próprio cartão de crédito, além de IOF por compra internacional, tornam o processo menos vantajoso.

Portanto, se você deseja parcelar as compras, é bom considerar as compras aqui pelo Brasil mesmo.

E esse é o motivo que muitas pessoas ainda preferem comprar aqui. Aliás, algumas lojas brasileiras aceitam parcelas em até 12 vezes e, possivelmente, sem juros.

Comprar bolsa nos Estados Unidos ou na Europa?

Em uma visão bem geral os EUA são preferência na hora da importação, pelo motivo do preço, é claro. Mas a pesquisa é o que vale, pois a Europa pode apresentar vantagens sim.

E a notícia para quem busca por bolsas de marca de grife é que a Europa está com os melhores preços. Isto porque a maioria das marcas preferidas são europeias, pesquise diretamente no país, França, Itália e Espanha possuem as marcas mais conhecidas. 

Outra vantagem da Europa é o Tax free, um desconto no valor do frete de encomendas europeias para os outros países. Porém essa vantagem só vale para quem está no país e não para compras online.

Não tem no Brasil?

Outro motivo da busca pela importação é que muitos produtos não tem no Brasil. Mas devemos nos alertar e perceber que essa justificativa já está ultrapassada. Antigamente sim, muitas novidades demoravam anos para chegar no Brasil.

Mas agora a realidade é outra. O país está com potencial alto para a moda e tendências, é fácil encontrar a bolsa que você procura aqui mesmo. 

Embora alguns lançamentos podem demorar um pouco sim. Outra questão é o estoque por vezes mais limitado, ou seja, poucas peças disponíveis. Essa ainda é a maior dificuldade na hora de encontrar produtos exclusivos no Brasil.

Colocando na balança

Para pensarmos se vale ou não a pena importar a suas bolsas favoritas o ideal é colocar tudo na balança. Faça uma pesquisa bem completa, tanto no Brasil quanto nos outros países.

Considere os juros, taxas, frete e tudo o mais que conte no final da compra.

Deve cuidar que alguns produtos disponíveis em lojas estrangeiras trazem o seu valor sem os impostos, sendo este acrescentado ao final da compra, fique de olho.

Vale a pena importar a sua bolsa?

E, por fim, vale a pena mesmo comprar a sua bolsa no direto do exterior? Sim, vale a pena, mas isso se todas as questões abordadas acima forem favoráveis à importação. A questão é analisar, de fato. 

As principais vantagens da importação, além da questão do preço, é também  encontrar qualidade, confiança, exclusividade e estoque completo.

Mas, é possível encontrar aquela bolsa super linda, da sua grife favorita e ainda com preço bacana no Brasil? Há situações que é possível sim e a melhor vantagem é no parcelamento, como já vimos. 

E, por algumas razões como taxas, frete, IOF de cartão, tudo isso pode encarecer a peça importada. É por esses motivos que a pesquisa vai ser importante durante o processo.

Agora que você já sabe se vale a pena importar bolsas, saiba também como funciona o aluguel de bolsas de luxo.

Fonte da Imagem: Fauzan Mokhtar em Pixabay